• Camila Melo

O que é um Projeto Arquitetônico?

Atualizado: Jan 10


É a forma como se materializa uma ideia criada de uma obra, de maneira escrita e desenhada, para que ela possa sair do chão sem comprometer a segurança dos futuros utilizadores.

Para ser construído, o projeto precisa de cinco etapas:

1. Levantamento de dados: Define os objetivos da obra e lista processos que envolvem o estudo do solo, dimensionamento, terreno e seus entornos.

2. Estudo Preliminar: Após o levantamento de dados, o próximo passo é o esboço inicial, em que a criação do arquiteto dá forma ao projeto. Nesta etapa, é verificado se o projeto está de acordo com o que o cliente esperava.

3. Anteprojeto: Neste momento, ficam definidas as dimensões e características da obra. É desenvolvido o projeto com a criação da planta-baixa, que levanta as informações de cada pavimento como: ambientes, pilares, volumetria, estrutura, planta de cobertura e instalações gerais.

4. Projeto Legal: É a adequação do projeto com as normas regulamentadas pelos órgãos competentes. Precisa ser aprovado pela prefeitura municipal.

5. Projeto Executivo: É o projeto final e completo, que carrega planos complementares como planejamento elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico e etc. São essas informações que o engenheiro vai utilizar para executar a obra.

Quem possui o projeto arquitetônico de um Edifício?

Você pode encontrar o projeto na incorporadora/construtora da obra e/ou arquiteto (a) responsável.

PROJETO ARQUITETÔNICO + ELEVADOR:

Uma relação de cumplicidade.

Por que o projeto arquitetônico de uma obra precisa ser consultado para o orçamento de um elevador?

É através das informações detalhadas no projeto que conseguimos determinar as principais características do elevador, como a capacidade de carga, número de pavimentos, dimensão do poço, velocidade do motor, etc.

No entanto, essas informações também podem ser obtidas no estudo premiliminar da construção, caso o projeto arquitetônico ainda não esteja pronto. Nesse caso, a empresa de elevadores ajuda a incorporadora/construtora a decidir quais as configurações mais adequadas para o projeto, o que auxilia na prevenção de uma série de transtornos na instalação.

Espero que o texto tenha ajudado.

Tenha um ótimo dia!

Tem alguma dúvida referente as dimensões mais adequadas para o elevador do seu empreendimento? Entre em contato com a gente ou pergunte nos comentários :)

_____

Referências:

http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2009/02/o-que-e-projeto/

http://www.iab.org.br/sites/default/files/documentos/roteiro-arquitetonico.pdf

http://www.ecologicconstrucoes.com.br/projeto-arquitetonico/

+ Equipe e Parceiros da Neomot

#elevadornovo

165 visualizações
(54) 3205.2377

Rua Santo Paese, 81 | Bairro Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon