• Camila Melo

Planejando o elevador de uma obra? Entenda como calcular o tamanho certo!

Atualizado: Jan 10


13h 32 min. Como se não bastasse o trânsito que você enfrentou para chegar ao trabalho, no hall de entrada do edifício as pessoas esperam pelo elevador, a estrela do momento. Desconfortável, né? Nessas horas, um elemento importante definido na fase do projeto arquitetônico entra em cena: o cálculo de tráfego.

Por padrão, segundo critérios da NBR 5665/1983, um elevador deve ser capaz de transportar de 6 a 15% da população total de um edifício em 5 minutos, portanto, o que determina o tamanho e a velocidade dele é o cálculo de tráfego.

Para realizar o cálculo, informações como finalidade do empreendimento (edifício residencial, comercial, restaurante, hospital, escola, etc), metragem total, quantidade de apartamentos/escritórios/salas, quantidade e tipo de pavimentos localizados abaixo do elevador e percurso total da caixa devem ser analisadas. Todas essas informações são definidas no projeto arquitetônico e necessárias para o cálculo segundo a norma vigente, a NBR 5665/1983.

-> Para saber como calcular o cálculo de tráfego, veja o vídeo tutorial aqui. <-

Depois de feito o cálculo, é hora de partir para outra etapa: a definição das medidas de caixa.

Atenção para este momento! Ele também é muito importante para um projeto ‘tinindo’!

Antes de começar a falar sobre isso, vamos esclarecer um detalhe que muita gente confunde: medida de caixa e medida de cabine são duas coisas bem diferentes, ok?

A primeira diz respeito à área necessária para a instalação do elevador, o que varia de acordo com o projeto mecânico elaborado pela empresa contratada; a segunda informa a área útil da cabine, onde as pessoas ficarão acomodadas para serem transportadas. Por exemplo: A NM 313 (Norma Mercosul de Acessibilidade) prevê aqui no Brasil uma área mínima para a cabine de 1100 x 1400mm para elevadores de 8 passageiros (600kg).

O detalhe é que as fabricantes de elevadores (sim, isso inclui a Neomot) costumam estipular em seus materiais as medidas mínimas necessárias para a instalação de um elevador. Na prática, isso significa que a construção da caixa não pode ser menor do que a registrada na tabela técnica. E, cá entre nós, sabemos que ter uma medida final exata na construção é uma missão bem difícil, né?

-> Faça o download da tabela dimensional do nosso elevador <-

Por isso, prever uma “gordurinha” nessas medidas (100mm) ajuda o construtor a lidar com imprevistos e possibilita que ele possa escolher o elevador mais adequado dentre várias fabricantes (normalmente a diferença entre uma e outra é mesmo de centímetros). O ganho com isso não fica apenas nas medidas, mas nos recursos oferecidos também.

Ao tratar com várias fabricantes, é possível escolher aquela que oferece configurações que combinam com a proposta do empreendimento. Ex: Resgate automático, comando em grupo, armazenamento de energia, iluminação interna colorida, modo de economia de energia, display gráfico colorido, etc.

! Curiosidade:

Uma das primeiras coisas que fizemos aqui na Neomot quando decidimos fabricar o nosso próprio elevador foi entender qual era o tamanho adequado para a nossa cabina. Para isso, pesquisamos as normas vigentes para elevadores (NM 313, NM 207 e NBR 16042).

A partir daí, começamos a definir o nosso produto. Logo de início, percebemos que não faria sentido oferecer elevadores que não abrigam passageiros cadeirantes. Nós não temos controle sobre as pessoas que precisarão utilizar a nossa cabine. Por isso, optamos por oferecer um elevador com acessibilidades mínimas inclusas, como tamanho da cabine e posição das botoeiras.

Muito bem. Agora que você já sabe os princípios para calcular o espaço e a capacidade adequada para o elevador no seu empreendimento, seria bem legal ter essa tabela em mãos para que você mesmo possa fazer... Não é mesmo?

Ops!

Seu pedido foi atendido.

-> Baixe o nosso configurador de cálculo de tráfego + NBR 5665/1983.

Caso precise de uma ajuda, deixe um comentário ou escolha outra forma de contato!

Fontes Consultadas:

NM 313:2017

NM 5665

Parceiros Arquitetos e Engenheiros

Equipe Neomot


0 visualização
(54) 3205.2377

Rua Santo Paese, 81 | Bairro Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon